quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

  Léo Barbosa Paixão
Por que Deus mandou Balaão ir, e depois, dele ter ido, ficou irado com ele (Números 22) ?

No verso 12, Deus havia feito conhecer sua vontade a Balaão.

No verso 20, o Senhor lhe permitiu que fosse.
Esta foi uma instrução meramente permissiva, baseada não na vontade de Deus, mas na própria vontade de Balaão.
Si o profeta tivesse desejado cumprir a vontade de Deus, as palavras registradas no verso 12 teriam sido suficientes para definir o assunto.
Mas quando um homem é rebelde de coração, Deus pode permitir-lhe seguir seus desejos, se sofrer suas conseqüências (ver Salmo 81:11-12; Oséias 4:17).

Por isto, como nos recomenda Eclesiastes capítulo 10, temos que pensar muito bem antes de agirmos.

Mas lembre-se do Salmo 37, que lhe aconselha entregar o seu caminho ao Senhor, e confiar nEle, pois do mais, Ele cuidará.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Quem era Balaão ? Era contratado pelas pessoas para proferir maldições ou bênçãos em outras pessoas (Deuteronômio 23:4)

Em resumo, ele era um adivinho famoso naquela região, visto que como indicado no início do texto, há referências extrabíblicas mencionando algo sobre ele (Lembre-se que a adivinhação é uma prática condenada pelo Senhor em Levítico 19:26, por exemplo).

Veja o que a Bíblia ainda diz sobre Balaão em (ele também é mencionado em outros locais):

2 Pedro 2:15-16 – 15 Andam perdidos porque se desviaram do caminho certo.

Seguem o caminho de Balaão, filho de Beor, que cobiçou o dinheiro que ia receber fazendo o mal 16 e foi repreendido por causa do seu pecado.
Pois uma jumenta falou com voz humana e acabou com as loucuras do profeta.
Judas 1:11 – Ai deles ! Seguem o mesmo caminho de Caim.
Por causa de dinheiro, eles se entregam ao mesmo erro de Balaão.
E, como Corá se revoltou e foi destruído, eles também se revoltam e serão destruídos.
Apocalipse 2:12-17 – 12– Ao anjo da igreja de Pérgamo escreva o seguinte:
“Esta é a mensagem daquele que tem a espada afiada dos dois lados.

13 Eu sei que vocês moram aí onde está o trono de Satanás.
Vocês são fiéis e não abandonaram a fé que têm em mim, até mesmo quando Antipas, minha testemunha fiel, foi morto aí em Pérgamo, onde Satanás mora.

14 Mas tenho algumas coisas contra vocês: há entre vocês alguns que seguem o ensinamento de Balaão, que mostrou a Balaque como fazer com que o povo de Israel pecasse, dizendo que os israelitas deviam comer alimentos oferecidos aos ídolos e cometer imoralidades.

15 Assim também estão entre vocês alguns que seguem os ensinamentos dos nicolaítas.
16 Arrependam-se! Se não, eu logo irei até aí e, com a espada que sai da minha boca, lutarei contra essa gente.

17 “Portanto, se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam o que o Espírito de Deus diz às igrejas.
“Aos que conseguirem a vitória eu darei do maná escondido.
E a cada um deles darei uma pedra branca, na qual está escrito um nome novo que ninguém conhece, a não ser quem o recebe.”
Ao que tudo indica, a reputação dele não era das melhores: Um idólatra ganancioso. Todavia, aparentemente, ele realmente tinha contato com algum tipo de “divindade”, haja vista o fato de Balaque dizer em Números 22:6 que ele tinha certo poder de amaldiçoar os outros: Eu sei que, quando você abençoa alguém, esse alguém fica abençoado e, se você amaldiçoa, fica amaldiçoado.

Onde se fala em Balaão Josué 13:22 II Pedro 2 :15 Apocalipse 2:14

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog